Temperatura no Momento
Vicente Dutra - RS
14 °C
Nosso Município
Histórico

Em 1912, João do Prado, político - revolucionário Maragato, perseguido por seus inimigos na região de Palmeira das Missões, refugiou-se nas sertanias em direção ao Rio Uruguai. Foi por coincidência que fez paragem e montou acampamento nas proximidades das fontes de águas diferentes por serem quentes e salgadas que formaram extensão banhado com um lodo preto com cheiro de enxofre. Chamou-lhe a atenção a presença de animais selvagens e de bandos de milhares de aves, espécies de pombas que vinham da floresta para ali beber daquela água e muitos deles, inclusive os pombos, degustarem o lodo preto.

Seus conhecimentos permitiram entender que se tratava de uma descoberta de águas termo-minerais. Tratando de divulgar a descoberta, não demorou em que os caçadores e pescadores vindos de outras regiões, abrissem "picadas" que servissem de caminhos até o nostálgico e palpitante local. As fontes atraíram os primeiros moradores que deram inicio à colonização e à povoação. Tanto as fontes quanto o povoado, levaram o nome de seu descobridor (Fontes do Prado - Águas do Prado - Vila Prado – Novo Prado). A cidade se tornou com o nome de Vicente Dutra, em homenagem ao benemérito médico pioneiro na região e primeiro Prefeito de Irai, ao qual pertencíamos. Todavia, o nome Prado continua identificando as fontes das águas minerais, a lama e o próprio Balneário Municipal - "Balneário do Prado", bem como o Complexo Turístico Águas do Prado.

No ano de 1965, realiza-se um plebiscito que decide a emancipação do município, sendo instalado em 14 de maio de 1966 constituído de dois distritos: Vicente Dutra e Laranjeiras.


Etnias

A população é bastante diversificada formada por italianos, alemães, poloneses e caboclos;


Tradições

Durante o ano são tradicionais no município as festas religiosas nas comunidades Católicas e Protestantes, no interior e na sede do município, também se realiza festas culturais tradicionais como a festa italiana realizada na comunidade de Laranjeiras, Distrito de Vicente Dutra. Ocorrem também fandangos e gineteadas no CTG do Município.


Religiões

Católica, Protestante, Evangélica.






Prefeitura Municipal de Vicente Dutra
Av. Rio Branco, 407
Centro - Vicente Dutra / RS
CEP 98450-000
CNPJ: 87.612.883/0001-79